sábado, 21 de abril de 2012

"Não estamos aqui pra ver a banda passar"

A frase acima, citada pelo Carlos Dutra e atribuída a D. Maria, sua mãe, dá o tom da reunião que realizamos hoje, chamando para o compromisso de ser pais numa escola Waldorf.
Neste sábado chuvoso, 21/4, tivemos na escola nossa reunião aberta da Associação Guayi. Estiveram presentes as famílias de todas as crianças do primeiro ano, além de pais e professoras do jardim. 
Foram momentos de sensibilização e troca, conhecendo os fundamentos da Antroposofia para a estrutura de uma escola Waldorf. Cecília, tutora da escola, apresentou-nos um panorama da trimembração aplicada ao organismo escolar e os princípios que devem reger cada uma das esferas: liberdade no plano das ideias, igualdade no âmbito das leis e fraternidade no âmbito econômico. Percebemos a necessidade e o desejo de nos aprofundarmos nesses temas, talvez por um grupo de estudos.
Depois de um gostoso lanche, foi a hora de arregaçar as mangas e começar a compartilhar responsabilidades e assumir tarefas que não podem mais esperar. Ficou muito claro que quem está no centro de todo o nosso empenho são as crianças. Por elas devemos fazer o que tem que ser feito!

Liberdade, igualdade, fraternidade
Construindo uma escola
Compartilhando o pão
Trocar e construir

Nenhum comentário:

Postar um comentário